segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O doce mais doce que o da batata doce


Sabe qual o doce que conquista multidões? Que engorda quem é magro e lambuza qualquer um? É o chocolate.  

Antes das férias, toda a minha turma estava afim de dar uma festa, o que não seria tão difícil, se tivéssemos dinheiro. Não tínhamos. Legal, você pode pensar, "Ah, cada um paga a sua parte, e arranja um local pra festa". Aí é que você se engana redondamente.

Arrumar um lugar pra festa ainda poderia dar certo ( eu disse: poderia ), mas cada um dar sua parte em dinheiro? Tem nem perigo. Aliás, já havia ocorrido umas três tentativas frustradas de festas ( que nunca deram certo ). 

A situação era: Um grupo de alunos mãos de vaca querendo dar uma festa, mas que sem dinheiro não ia rolar nem que a vaca tossisse. Pra quem já lê o blog ou me conhece, sabe que não gosto muito de festas ( é... ), mas como esse é o último ano, não vou mais ver o pessoal, sei lá, seria uma despedida, né?

O único jeito disso dar certo era arrumar a grana ( por bem ou por mal ). Daí que surge a ideia milagrosa e salvadora da minha amiga, bem, na verdade tive participação na ideia , mas nem lembro em qual parte...Pois então, a ideia era montar uma "barraquinha" e vender alguns quitutes e cobrar por brincadeiras; já que era época de São João e o nosso colégio ia fazer uma festa ( ou seja, a oportunidade perfeita ).

Pedimos permissão, e não sei como, disseram sim. Claro que tivemos algumas restrições. Tá, foram um monte, por exemplo: Não poderíamos vender chocolate, porque o colégio iria vender, quer dizer, não poderíamos vender comida alguma. Mas sabe como dizem, né? Brasileiro não desiste nunca, por isso mesmo as "meninas" conseguiram convencer a coordenadora a nos deixar vender "beijinho" ( não no sentido literal, mas sim no sentido comestível ). 

Esquema armado, barraca armada, lá vamos nós. No dia, além de deliciosos "beijinhos", nossa esplêndida barraca oferecia brincadeiras e também correio elegante ( ou amoroso ). Por mais que o nosso investimento não fosse lá essas coisas, pra gente o valor era de alto gabarito. O correio elegante foi um sucesso, eu nem esperava tanto assim, mas foi. Recados amorosos saiam como água, só que infelizmente não era o bastante, os "beijinhos" não estavam vendendo lá essas coisas, até que, surge outra ideia, "Porque em vez de ficar na barraca, a gente não vai vender de mesa em mesa?".

Vendemos, vendemos e vendemos. Acabou tudo, só que as brincadeiras iam de mal a pior. Nas tais brincadeiras iria haver o sorteio de caixas de chocolate, mas sem brincadeira não há sorteio. E por que não vender os chocolates? 

Tia coordenadora : - Lembrem-se, confio em vocês, não vendam chocolates. 

Não havendo nada que impedisse a venda, vendemos. Ora, o colégio lucra rios de dinheiro, por que não podíamos ficar só com um pouquinho?

Mesmo me sentindo um escoteiro que vende chocolates, valeu a pena. Conseguimos lucrar quase o quíntuplo do valor inicial. E por isso mesmo, deixo algumas dicas pra vocês:
  • Tá desempregado, desamparado e sem dinheiro? Venda chocolates, é sério. Vende muito fácil.
  • Sempre venda no fim das festas, depois que tá todo mundo cansado eles compram qualquer coisa pra você se mandar. E também depois de comer e beber, sempre querem algo doce.
  • Vá as mesas, é incrível a preguiça do pessoal, os doces na barraca mal saiam, mais assim que fomos as mesas, vendemos TUDO ( resumindo: O povo é tão "morto" que tem preguiça de se levantar e ir comprar alguma coisa ).
  • Venda para famílias com crianças, as crianças podem ser o seu melhor aliado, elas gritam esperneiam e choram até conseguir que o pai ou a mãe comprem o bendito chocolate.
  • Venda em bandejas, cestas ou algo acessível aos pirralhos, como eu disse, a pirralhada é um máximo, mete a mão na bandeja e pega uns dois ou três doces, os pais sem ter outra saída, compram.
  • Seja simpático, venda em prol de uma causa e faça cara de necessitado, essas são dicas infalíveis! Além da gente sempre ficar sorrindo, dizíamos que o dinheiro arrecadado seria para a festa de formatura da sala ( ah...era mais ou menos isso... ) e fazíamos uma cara de, "Por favor, nos ajude!".
Depois dessas dicas dúvido que não consiga se sair bem em futuras vendas.

Ah, pra terminar, deu tudo muito certo sim, demos a festa e tudo mais ( mas isso é assunto pra outro post ).

Por hoje, é só.

 Não eram bem assim, mas venderam como se tivessem cocaína algo a mais.

3 comentários:

  1. uhasuahsuahs Só imaginei vocês iguais a Ana Francisca (da novela Chocolate com Pimenta), vendendo e fazendo cara de Por Favor! ;]

    ResponderExcluir
  2. Será que esse ano vão fazer algo parecido no são joão?
    Nosso ano foi o melhor.;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso, sabia? Foi tão legal! Mas acho difícil...só se alguém tiver pensado nisso, né?

      Excluir